Postagens populares

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo.

Já postei os meu agradecimento, minha alegria em passar conteúdos e ideias, mas ainda não comemorei o fato de pode recomeçar um ano.

Eis a magia do Ano Novo, que não está numa linda queima de fogos ou em uma farta mesa de quitutes. A verdadeira magia do Ano Novo é a de começar um Ano Novo, desarquivando a fileira de projetos e deixando a vida ser feliz, dentro do limite da harmonia, sanidade e compreensão.

Desejo um Ano de 2012 repleto de conquistas, paz, saúde, amor, felicidade, prosperidade e tudo de bom que existir.

Desejo a magia de recomeçar!!!

Feliz 2012!!!


Receita de ano novo


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Ganância e o Petróleo.


Uma coisa é fato, qualquer extração petrolífera em águas e em solo territorial tem seus vazamentos, porém suas proporções, de alguma forma, já são contabilizadas e manobradas, desde verbas indenizatórias (os Royalties) até planejamento contra tragédias e impactos ambientais.

A exploração de petróleo em águas profundas é algo recente para as empresas, exceto para a Petrobrás, porque esta desenvolveu grandes explorações em mares, porém todas as exploradoras tem algo em comum: a ganância.

Outro fato é que a negligência na exploração petrolífera significa lucros, já que sem investimentos em equipamentos mais avançados e em novas tecnologias, com a mera e devassa preocupação de enriquecimento num curto espaço de tempo de empresas abandonando qualquer tipo de proteção aos trabalhadores e ao meio-ambiente, o lucro é maior e mais sólido. Equipamentos e prevenção custam caro.

O que aconteceu com a Amazônia Equatoriana, além de outras áreas terrestres, no início das explorações petrolíferas, foram grandes acidentes, recheados de devastações e quebra do ecossistema local, pois, tal exploração, ainda era recente e sem qualquer tipo de planejamento ou cuidado com o meio ambiente. Equipamentos modernos e estudos para amortização dos impactos ambientais custariam caro.

A exploração em águas profundas caminha para o mesmo passo, sem nenhum pudor e com grande degradação, visando um grande progresso em riquezas futuras, porém amparado pelo despreparo e em depredação do bem ambiental. Certo é que não haverá riqueza futura, mas ossos rachados pela ganância de sugar até o último grão.

O lucro imediato é passageiro, mas os seus danos são duradouros.

Explorar petróleo é poluir de uma certa forma, seja na extração ou no produto final (gerando carbono etc), porém medidas contra tais consequências é obrigação, obrigação esquecida pela ganância de arrecadar e compartilhar verbas com os amigos do poder.

Está na hora de rediscutir o impacto ambiental da exploração do petróleo, o preparo e planos de contingências.

Aonde está o Congresso Nacional para convocar uma audiência pública, além de inquerir os presidentes das exploradoras dos nossos poços de petróleo?

E o Ministério de Minas e Energias, além do Meio-Ambiente?

Aonde está a ANP, agência responsável pela regulação do meio?

Fechar os olhos em prol da ganância é o fator gerador dos piores flagelos sociais, assim como a pobreza e a devastação de riquezas sociais e ambientais.

Mesmo que a escuridão pareça infinita a força da luz comprova sua magnitude em brilhar.

Contrastes.


Para refletir...

Dois temas, no portal do G1, chamaram a atenção:

1) Caça de Animais: operação inédita vai 'expulsar' espécie de mico-leão do Rio de Janeiro.
2) Falta de Caça de um Animal: Mesa Diretora do Senado empossa Jader Barbalho nesta quarta (28/12/11).

A Lei da Ficha Limpa não teve efeitos nas eleições de 2010, porém a caça de micos está em alta.

O Brasil, realmente, é craque em caçar micos!


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mensagem do Dia.

Pare, pense e faça!
Você é o principal responsável pela sua ação e/ou reação.

Pensamento do Dia.

"Ajudar é um verbo divino. Devemos conjugá-lo." (Chico Anysio)

Grandes pessoas iniciam por pequenas atitudes, já as pequenas só pensam em iniciar.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pensamento do Dia.

A natureza é infinita em simplicidade e surpreendente em beleza.

Sol poente às 19:58 (26/12/11). Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.



Justiça X Política = CNJ.

Inescrupulosa a decisão do Ilmo. Ministro Marco Aurélio Mello, corroborado pelo Ilmo. Min. Ricardo Lewandowski, não somente abriu uma crise no judiciário, demonstrou um alcance de uma longa briga política no Planalto Central.

Esvaziar os poderes do CNJ não significa, apenas, dotar os Magistrados como os “Intocáveis de Toga” significa interpelar que qualquer poder de atuação contra membros e indicados pelo governo, desde o judiciário, não ultrapassará a barreira corruptível imposta pelo atual poder.

Há uma quadrilha, ou melhor, uma guerrilha, que tomou pleno controle de todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário), assim como dominou a mídia e alienou classes da camada social.

Quanto maior a manipulação no Judiciário, maior será a impunidade e sua proporção.

A decisão do STF de reduzir os poderes do CNJ suspende a investigações de 70 juízes e servidores apenas no Tribunal de Justiça de SP, Estado Governado pelo PSDB, porém já indicava grandes traços contra Magistrado do Estado do Rio de Janeiro, inclusiva quanto a participação em obras da Delta (aliada de Sérgio Cabral) e supostas participações do desembargador Luiz Zveiter.

Não somos contra a atuação da Ministra Eliana Calmon, ao contrário, e confiamos na competência e no histórico contra a corrupção no judiciário, porém o vulto político sempre assombra as oportunidades.

Certo é que a Ministra não sofre, somente, uma pressão de sua base jurídica, mas também da base política e legislativa.

Para melhor informar o leitor, desmembramos as partes:

1) O CNJ

- O CNJ foi criado pela Emenda Constitucional nº 45/2005, visando controlar a atuação administrativa e financeira dos demais órgãos do poder judiciário, bem como de supervisionar o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, no desenvolvendo ações e projetos destinados a garantir o controle administrativo e processual, a transparência e o desenvolvimento do Judiciário.

- O CNJ, além de fiscalizar as dotações orçamentárias dos tribunais, é instrumento de veto contra membros do Judiciário indicados pelo Governo.

2) Eliana Calmon

- A Ministra já proferiu mais de 100 mil decisões - entre monocráticas (sozinha) e recursos de sua relatoria - em seus 12 anos de STJ. Entre elas, despachou a ordem de prisão de todos os investigados na Operação Dominó.

- Foi também a primeira juíza de carreira a chegar a um tribunal superior, sendo nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999, para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

-Em entrevista ao programa Roda Viva, que não julga processos relacionados com seus padrinhos políticos, dentre eles Antônio Carlos Magalhães, o mesmo que indicou o nome da Ministra para o STJ.

- Antônio Carlos Neto (DEM-BA) deu pleno apoio a indicação da Douta Ministra, engajando sua nomeação ao CNJ.

- O DEM, antigo PFL, sofre um sério esvaziamento político em prol do enfraquecimento da oposição governista.

3) Marco Aurélio de Mello

- Foi nomeado pelo presidente Fernando Collor de Mello, seu primo, um mero nepotismo, em maio de1990, para a vaga de Ministro do STF;

- Em julho de 2000, concedeu habeas corpus a Salvatore Alberto Cacciola, proprietário do falido Banco Marka, foi o único ministro a votar a favor de conceder ordem de habeas corpus a Suzane Louise von Richthofene foi responsável por conceder dois habeas corpus a Antônio Petrus Kalil – o "Turcão" – acusado de explorar caça-níqueis.

- É conhecido como “voto vencido”, tendo em vistas suas decisões polemicas e fins partidários assumidos em vários votos.

4) Ricardo Lewandowski

- Em 1990, foi indicado, pelo quinto constitucional, para compor o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 1997, quando foi indicado para o Tribunal de Justiça de São Paulo.

- Todas as indicações o Ministro sofreram impulsos de esquerda de São Paulo, a qual é traçada pela Cúpula do PT (Dirceu e Compania).

- Quando desembargador do Tribunal de Justiça do estado de SP, de pagamentos indevidos avaliados em 700 mil reais, do próprio tribunal. Cesar Peluso, presidente do STF, também participou de todo o escândalo.

5) 5 estrelas do PT

- O PT já demonstrou sua ordem em derrocar todos os poderes em sua ordem, em prol de uma Reforma Administrativa dos Três Poderes.

- A Reforma do Judiciário é tema forte da oposição, assim como a Ministerial, sendo necessário o embate dos aliados para o enfraquecimento do tema.

Resumo: a briga é maior do que imaginávamos, porém ainda há muita lama para jorrar.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Plante seus votos!


Agora que o Natal acabou vamos plantar umas coisas: que todos os votos desta data sejam renovados a cada dia de nossas vidas, guiando os nossos passos e construindo um Mundo melhor.
Vamos viver o espírito de amor, compreensão, afeto e carinho em todos os momentos de nossas vidas, assim como os votos de saúde e paz.
Vamos cultivar esta semente, pois a árvore brotará!
Felicidades!!!