Postagens populares

sexta-feira, 2 de março de 2012

Saúde de Mentirinha.

Ao ser perguntado sobre o desempenho da saúde no município do Rio de Janeiro, sendo a capital com a pior avaliação em relação aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Prefeito e Bacharel de Direito, Sr. Eduardo Paes, explanou a seguinte pérola:

“Até onde sei do Governo Federal, o ministro supostamente é meu aliado. Mas eu não estou preocupado com política, eu estou é preocupado com o trabalho feito com competência, e parece que o ministério, o ministro, especificamente, foi de uma irresponsabilidade assustadora. São dados mentirosos, o que o Ministério da Saúde soltou hoje é uma grande mentira, porque não leva em conta a realidade".

Em continuidade, envolto com as comemorações do aniversário da cidade, surge uma nova manifestação, porém agora do Secretário Municipal de Saúde:

“A implantação de acesso ao sistema de saúde no Rio de Janeiro, na gestão do prefeito Eduardo Paes, é o maior processo de inclusão na saúde pública da história do Brasil. Não tenho a menor dúvida disso. Nesse período, até o momento, nós já incluímos mais de 2 milhões de pessoas nesse processo. Não há paralelo na história da saúde pública brasileira em relação a esse volume de acesso oferecido à população”, afirmou Dohmann.

Fato é que ambos estão certos, pois nem o Ministério da Saúde levou a realidade ao foco, muito menos a história constatou tanta inclusão social no sistema de saúde. O que acontece, certamente, é um sucateamento sem precedentes, em alta velocidade, para privatizar e alienar cada setor público.

O povo é tratado como porco, pior, um algo, um objeto, lançado de Hospital para Posto de Saúde, de Posto para Unidade de Atendimento e da Unidade de Atendimento para a Rua.

Incrível foi a solução de sempre, privatizar, sendo dotada a quantia superior a R$ 70 Bilhões que, quando convertido para cada habitante, chega a fabulosa quantia de, aproximadamente, RS 360,00 em um ano, ou melhor, um brasileiro tem por dia um investimento de R$ 0,98.

Certo é que o SUS, nunca na história deste país, serviu como um sistema tão forte para a indicação de aliados para terceirizações e manobras desproporcionais para, cada vez mais, sucatear o que é público e dar ao aliados que compõem o Governo mais poder.

Não se enganem, o Ministério da Saúde não está cortando a própria pele ou sacrificando seu próprio sistema, ele, simplesmente, está demonstrando a sucate-ação estimulada pelo desprezo do mesmo, como uma forma de estimulo para a futura aceitações da licitação de Hospitais, Clínicas e outros setores de atendimento destinado para a saúde.

Vamos privatizar, tudo, até a alma e a saúde do povo!

Capitais (Grupo 1)IDSUS 2012
Vitória7,08
Curitiba6,96
Florianópolis6,67
Porto Alegre6,51
Goiânia6,48
Belo Horizonte6,40
São Paulo6,21
Campo Grande6,00
São Luís5,94
Recife5,91
Natal5,90
Salvador5,87
Teresina5,62
Manaus5,58
Cuiabá5,55
João Pessoa5,33
Fortaleza5,18
Brasília5,09
Maceió5,04
Belém4,57
Rio de Janeiro4,33
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário