Postagens populares

sábado, 7 de abril de 2012

Dignidade Seca.

Neste feriadão uma blitz da Lei Seca, tão famosa por coibir a ingestão alcoólica e apreender carteiras e veículos de motoristas embriagados, mostrou uma face não tão divulgada, mas já conhecida.

Desta vez uma motorista, Sra. E.B.S., portadora de necessidades especiais, foi parada e "convidada" para fazer o exame do bafômetro, o qual consiste, simplesmente, em soprar uma espécie de canudo para "aferir" o teor alcoólico.

Contudo, neste caso, existe um agravante: a motorista não tem capacidade motora para soprar tal equipamento, tendo em vista ser portadora de uma paralisia pós parto, a qual impede algumas atividades, mas são dribladas pelo belo exemplo de vida desta pessoa.

Mesmo visualizando a identificação no carro de portadora de necessidades especiais - além de comunicado sobre a incapacidade motora de soprar o aparelho - a equipe da Lei Seca tomou uma medida drástica e temorosa: apreender a carteira da motorista que visivelmente não estava embriagada.

A fala da mesma é prejudicada pela paralisia, mas é visível o estado comum da Sra. E.B.S.

Pessoalmente eu conheço a motorista e posso afirmar, de maneira clara e lógica, que a Senhora citada não consome bebidas alcoólicas e não pode ingerir pela medicação que toma, o que, visivelmente, é visto pela característica física da mesma, que, de forma digna e feliz, aprendeu a conviver com suas limitações e leva a vida como qualquer ser, sendo, além de formada, trabalhadora ativa e independente.

Para piorar, o que já parece desproporcional, a Delegacia da região de Botafogo (10ª DP) negou Registrar a Ocorrência alegando que tal fato não demonstra qualquer tipo de lesão a motorista, já o 3º BPM ainda possui a carteira retida, como forma de penalidade pela negativa da motorista em prestar o exame do bafômetro, mesmo sendo por incapacidade física.

Não divulguei o nome da amiga, porém comunico, como de praxe, que a mesma tem toda a disposição do mundo para lutar contra todo o tipo de atitude preconceituosa e impeditiva; logo, tomará suas devidas providências.

Ainda, segundo relatos da mesma, os agentes responsáveis pela blitz comunicaram que soprar o bafômetro seria tão simples como respirar pela boca, o que certamente não é, já que ao indicar procedimentos para tais testes o responsável pelo aparelho sempre cita para soprar forte, como se fosse uma bexiga.

Saliento que a Dignidade sempre tem que ser zelada, sendo o Estado o principal detentor de sua guarda, assim como a vida, a honra, a moral e a acessibilidade.

Infelizmente a abordagem em inúmeras blitz da Lei Seca são substituídas pelo ritmo arrecadatório, substituindo a preservação da vida e saúde pela arredação de verbas para o cofre do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário