Postagens populares

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Mídia e o Poder.

Nada mais célere do que um alarde, uma sirene ou um sinal visto por todos; logo, não é por simples conclusão que a mídia é considerado um 4º poder do Estado Democrático de Direito.

Lembramos que já temos o Executivo, Legislativo e Judiciário compondo os três poderes estatais, mas o 4º poder derivaria de onde?

A resposta é simples, do vulto do Estado.

A informação é um diamante bruto e deve ser manipulada para obter seu resultado final, fato é que a mesma manipulação sofre com os instrumentos utilizados por seu manipulador.

A Mídia, como nunca, detêm um forte poder de arruinar ou construir governos, colocar esquerda ou direita, ou provocar as maiores situações favoráveis ao seu próprio destino, porém, mesmo com o comando em mãos, ela não tem espaço para manipular da forma que quer.

É simples, de acordo com o regime politico, ou seja, de acordo com o estilo governamental a mídia sofre suas manobras.

Em regimes ditatoriais a mídia sofre maior repressão e não manipula as informações de maneira livre, porém no regime democrático ela manipula as informações do jeito que quer, mas dentro de parâmetros determinados pelo regime democrático.

Parece uma brincadeira de cão e gato, porém a mesma força que a mídia tem para implodir o poder ela recebe como coação e manobra.

Como em nosso país não existe alma, mas sim venda de almas, nossas organizações criam uma singularidade, um molde, impondo uma mídia padronizada ao dizer sim, já o povo é robotizado a dizer Sim Senhor.

A mídia manipula os indivíduos, forma opiniões, controla o comportamento e as atitudes da maioria da população, estes por não terem um senso critico suficiente para distinguir entre a mentira e a verdade, acreditam em tudo que lêem ou assistem e são concretizados por um sistema político que sucateia a população com a falta de educação, saúde,lazer e cultura.

Quando o poder judiciário fracassa, quando o executivo está descansando ou quando o legislativo entra em férias, ou pior, quando todos param, o quarto poder toma o domínio e enfrenta as situações como se tivesse todos esses poderes, mas quando os mesmos voltam de férias, eis que o poder reage e volta a ditar as cartas.

Certo é que quando a imprensa é vangloriada, seja a mídia impressa ou falada, é preciso ter medo, pois isso indica que a sociedade não vai bem, mas quando a sociedade não tem qualquer acesso a impressa a sociedade vive uma opressão.

Logo, vivemos no meio termo, onde a sociedade não vai bem com informações manipuladas e forjadas e a impressa que forja recua ante aos parâmetros opressores, que determinam onde e quando agir,


A Mídia e o Poder é a água com o azeite, não se misturam, mas fazem parte de um mesmo pote de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário