Postagens populares

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Justiça sem freio!





LEI

JUSTIÇA

EQUIDADE










No estudo do Direito todo o universitário, seja ele um futuro Ministro, Juiz, Desembargador, Delegado ou Advogado, aprende três pilares bases: lei, justiça e equidade.

- A lei é criada por um legislativo e deve suprir a necessidade social, mas infelizmente vislumbramos leis de caráter pessoal, buscando proteger aliados e afilhados políticos de quem legisla.

- A Justiça é amparada pelo judiciário, porém deserdara por manipuladores do poder, ou pior, alguns com complexo de Nero, ou seja, achando que é o centro do centro de todas as atenções.

- A Equidade é a forma que as partes, perante a justiça, devem ser tratadas, mas, certamente, é esquecida nos vultos de grandes obras e empréstimos dos amigos dos três poderes.

O pior é que tal lodo não encobre, somente, o legislativo e o judiciário, toca o executivo (além de iniciar) com os mandos e desmandos do poder executivo, desde o Chefe de Estado até seus subordinados, como o caso da Delegada carioca que agrediu um Tenente na Blitz da Lei Seca.

Acompanhando o blog do meu amigo Eduardo Homem de Carvalho tive acesso a duas informações, sendo uma delas destaques no dia de hoje, já outra abafada por muitos.

Em suma, com todo o exposto chegamos a conclusão de que a justiça perdeu seu freio, pior, é nobre em atitudes corporativistas e cria um grande escudo favorável a corrupção e todo o tipo de falcatruas possíveis.

O Estado perdeu o seu eixo, não conseguindo segurar a balança que assegura, a todos, direitos e deveres.

A sociedade entrou em colapso, pois o Estado, reflexo da própria sociedade e apoiado pelos três poderes (legislativo, executivo e judiciário) criou vida própria, sendo um imperador da intolerância, um mafioso das verbas e um usurpador da dignidade humana.

Para Aristóteles, a justiça é o principal fundamento da ordem do mundo. Todas as virtudes estão subordinadas à justiça. A justiça, para Aristóteles, é indissociável da polis, ou seja, da vida em comunidade. A justiça se realiza na prática constante da relação com o outro. Segundo Aristóteles, a Ética e a Justiça não são adquiridas nos livros ou através do pensamento, mas sim, através da vida prática.

Será que alguém dos três poderes lembra de Aristóteles e da equação abaixo?


EQUIDADE

+

LEI

+
JUSTIÇA

=

SOCIEDADE SOCIALMENTE AMPARADA.

Na realidade o grande culpado é o maior refém da história, o povo, que é facilmente manipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário