Postagens populares

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Censura da Liberdade.


23 anos nossa Constituição “acabava” com a sombria e singular Censura, sendo considerada livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.


Rompemos um regime de exceção e caminhamos na direção de liberdade, do sonho de Ícaro ou do falar sem ser interrompido.


Com tais aspectos surgiram, em nossa carta constituinte, vários rótulos protetores da liberdade de expressão, mas, como todo o fruto, alguns acabaram envenenados pela mão e astúcia do ser.


A Imunidade Material e Formal, declinadas aos Parlamentares, foi um triste exemplo, pois com elas criamos a liberalidade do executivo e legislativo, dando liberdade aos nossos políticos e impedindo que fatores externos, como na ditadura, manipulem ou sufoquem a liberdade de expressão, ir e vir e de agir, mas, como toda a raposa, a uva foi à vítima, já que o que era um escudo virou proteção contra a justiça e dignidade humana.


Portando, a uva da liberdade foi sabotada, tudo em prol de mandatos políticos com o fim de proteger crimes, retardarem processos e selar a impunidade.


Uma fruta envenenada é uma fruta azeda, que entorpece todo um quadro social e tolera todos os tipos de falcatruas e manobras; logo, a Politicagem, como citada no artigo abaixo, firmou-se como um dos vetores sanguessugas, aproveitando-se de Imunidade e deleitando-se em ilícitos de todas as naturezas.


Os antigos Senhores Feudais viraram Prefeitos, Deputados e outro tipo de membro do poder, sepultando a Censura em prol de valores podres e depredadores da legítima Liberdade.


Hoje o que comemoramos, em parte, é digno de chacotas e piadas, já que, em vários aspectos, a liberdade sem freios virou libertinagem, sabotagem e válvula de escape para a prática de ilícitos.


A Liberdade de Expressão não é um crime, ao contrário, é uma arma que deve ser utilizada, sempre, para dar voz a quem necessita e quer exclamar sua opinião; contudo, como uma sociedade afundada em valores imorais e mercantis, sem instrução e apoio educacional necessário, poderá utilizar uma arma sem prejudicar-se.


Há 23 anos comemorávamos o fim da Censura, mas hoje refletimos o verdadeiro significado da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário