Postagens populares

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Advogado.

Dia do Advogado



Dia 11 de agosto é a data comemorativa de uma nobre e significativa profissão, a de Advogado.


Uma profissão destorcida pela opinião pública, até mesmo rebaixada em grau de conduta e ética, porém, ao contrário do que é plantado pela mídia, o Advogado é um ser essencial para as relações jurídicas e, em grande maioria, são extremamente profissionais, zelando por um país, uma sociedade e um Estado Democrático de Direito.



- Não somos Médicos, mas trazemos a cura, quando possível, do direito lesionado;
- Não somos Engenheiros, mas construímos teses e elaboramos técnicas para defesa de direitos;
- Não somos Psicólogos, porém ouvimos nossos clientes no momento de maior aflição;
- Não somos Professores, porém ensinamos que o direito é dever de todos e responsabilidade da sociedade e do Estado;

- Não somos o dono da razão, mas buscamos a razão para defender o necessitado de auxílio jurisdicional.


Uma longa graduação, com inúmeras matérias, numa extensão de 5 anos e 10 períodos, complementada com 2 anos de estágio obrigatório e a necessidade de uma prova para certificar o direito de advogar ; estes são os requisitos para o simples ingresso na labuta.


O Advogado é ferramenta indispensável à administração da justiça, contribuindo para a defesa dos princípios básicos e fundamentais de um Estado Democrático de Direito, sendo uma atividade privada com o fim de atender ao interesse da sociedade, atividade esta prevista no texto constitucional.


Embora eu dispense o tratamento, Advogado é Dr., título concedido por Dom Pedro I, em 1827, o qual não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral.


Portanto, neste dia, em 1827, Dom Pedro I criou os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil, abrindo a Faculdade de Direito de São Paulo e de Olinda. E conseqüentemente essa data é dedicada aos profissionais da área de Direito, “o Dia do Advogado”.

Já o Dia do Pendura é realizado, segundo a tradição, em respeito à profissão do advogado (que possuía muita notoriedade na época do Primeiro Império – 1822-1831), onde os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar a data em seus bares e restaurantes. Tudo, é claro, por conta da casa. Ao final do banquete, discursavam para os presentes no estabelecimento em retribuição ao convite e à “homenagem”. Na época, tais discursos eram uma honra para os proprietários dos bares. (fonte:Inrise Consultoria)

O Advogado, que respeita a profissão, é acima de tudo, um herói, pois suporta leis penosas em interpretação e prática, um judiciário tardo e assíncrono e ainda defende uma sociedade quanto aos seus direitos e deveres.


Advogado é gente!


Meu nome é Wellington Camargo, Advogado, e tenho orgulho de exercer a minha profissão.

Feliz Dia do Advogado!

Um comentário:

  1. OLÁ WELLINGTON,

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    E ASSINO EMBAIXO!!!

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “CONQUISTA DA LUA: SEGREDOS E INTIMIDADES”

    O QUE NUNCA FOI CONTADO !!!

    VENHA CONFERIR.

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir