Postagens populares

sábado, 13 de agosto de 2011

A dignidade e a pessoa humana.


A Dignidade da Pessoa Humana é um dos nortes constitucionais apontados como alicerce de uma sociedade justa e harmônica.


O prisma da dignidade da pessoa humana está na base dos direitos humanos fundamentais, onde o "mínimo existencial" para que possa se desenvolver e se realizar são formas de mostrar e inspirar um povo mais digno.

Difícil é contrair este mínimo existencial, já que portamos um calabouço de impossibilidade e fracassos.

Não temos uma população alfabetizada, em gozo e acesso a saúde e educação, sendo remunerada com salários compatíveis a alimentação própria e familiar.

O salário é um grande exemplo de dignidade, pois ele é à base de uma família que necessita do mínimo existencial, sendo este mínimo assegurado pelo Estado Democrático de Direito.

Não há mais uma solidez quanto a dignidade, há uma possível dignidade, mas caminhamos para a dignidade?

O Humano está cada vez mais desumano e incompreensível com o próximo, marginal com suas próprias expectativas, tolhendo-se de necessidades fúteis e alimentando a alma de falsas esperanças, como no mundo de Alice, onde tudo é imaginação, porém a realidade é pouca.

É desesperador ver a degradação da dignidade, da humanidade, da pessoa humana, corroída por todas as manchas de corrupção, crimes e ilicitudes.

Como é possível criar alguém com tanta marginalidade, com tantos crimes, com tanta crueldade?
Não há resposta para todos os descaminhos, mas há uma afirmação: manter a cabeça erguida.

É completamente injusto recuar contra todos os malfeitos, é um crime. A reação é a maior arma, sendo esta utilizada com ensinamentos, com o fortalecimento de convicções e com as renovações de valores éticos e morais.

Se alguém pensa em desistir, desista desta opção, caminhe, ande e mude o seu cenário.

Mude pensando melhor nos atos, nas necessidades e em todas as capacidades atribuídas pelo caráter. O caráter é inviolável quando são mantidas a honra e moral, independentemente do que vive ou do que passa.

Ninguém vende o que é teu, mas você pode ampliar o que há de bom com a plantação das sementes do bem.

Plante o bem, com votos de muita prosperidade e equilíbrio, e cuide desta sementinha, germinando-a e cultivando-a, pois, mesmo que para posteridade, esta semente brotará um dia, em uma árvore sólida e de raízes fortes, dando o fruto de todas as possibilidades possíveis para uma sociedade mais digna e humana.

Toda mensagem, toda a semente de boa-vontade, irá brotar, mesmo que seja em um futuro longo.

Os candangos de Brasília, que construíram o prédio da Câmara provaram o quanto um voto de amor, esperança e futuro melhor são indestrutíveis ao tempo. Mensagens de 1959, que são renovadas por cada um que almeja e positiva isso, são os verdadeiros alicerces de um mundo melhor.
As mensagens foram escritas a lápis em um pedaço de madeira, já outras no concreto, todas de 1959, um ano antes da inauguração de Brasília falando de amor, de esperança e de sonhos para o futuro do país.

Uma delas diz: "Se todos os brasileiros fossem dignos de honra e honestidade, teríamos um Brasil bem melhor". (fonte: senado)


Os que desejaram tais vontades eram operários que sentiram na pele o árduo esforço de erguer uma sociedade melhor, trabalhando em condições análogas a de escravos (jornada variável de 15 horas/dia), longe de suas famílias, sem acesso a qualquer dignidade humana, mas cientes de que estavam construindo uma morada para a república democrática, a qual pode e fará um país mais sustentável, digno, com muita saúde, educação, lazer, trabalho e outros aspectos solidificadores a uma nação mais justa, mais equilibrada, uma sociedade com Dignidade.


Seja qual for a sua situação, boa ou ruim, não fique estagnado, plante o bem e busque um futuro melhor.

2 comentários:

  1. Mas como queremos formar indivíduo atuantes que sejam capazes de, diante de cada situação,levantar alternativas para saídas coerentes,humanas; cidadãos críticos,consciente de seus atos,reflexivo e transformador,porém capazes de apresentar sugestões.Queremos uma sociedade consciente na preservação e melhoria do meio ambiente;do desenvolvimento da afetividade e sexualidade para melhorar as relações interpessoais,queremos homens de bens que clame pela paz do mundo,pela igualdade de direitos e oportunidade,homens capazes de respeitar a opinião do próximo e de defender os seus direitos,ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir